Após morte de passageiro, barreira será instalada para tapar espaço entre porta e trem da Linha 5-Lilás; especialista aponta erro de projeto

  • 06/05/2025
(Foto: Reprodução)
O passageiro Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno morreu nesta terça (6) após ficar preso no vão entre a plataforma e o trem. Segundo a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, portas de plataformas das linhas 5-Lilás e 2-Verde não têm sensores. Metrô vai tapar vão onde passageiro morreu na Linha 5-Lilás Serão instaladas barreiras até o segundo semestres para cobrir o vão entre os trens e as portas de plataforma na Linha 5-Lilás, após um passageiro morrer ao ficar preso nesse espaço na estação Campo Limpo, na manhã desta terça-feira (6). Esse sistema já foi implementado na Linha 2-Verde após um incidente semelhante na estação Vila Prudente, em março, quando uma passageira também ficou presa, mas o trem ficou parado e foi possível retirá-la sem ferimentos. ✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp O engenheiro Moacyr Duarte, especialista em análise de risco e gerenciamento de emergências, lembra que esse tipo de acidente é praticamente impossível de ocorrer nos principais metrôs do mundo por uma razão: "O espaço entre a porta do trem e a porta de segurança não cabe uma pessoa". Borrachão que tapa buraco entre porta da plataforma e vagão e deve ser instalado em todas as portas de todas as linhas de SP Reprodução/TV Globo Duarte afirma ter havido falha no projeto original das plataformas. "Nos casos ocorridos aqui, as pessoas ficam presas num espaço existente entre as portas. Foi uma falha no estudo prévio para implantação. Quando você coloca um sistema desses, é necessário que exista a aplicação de uma série de técnicas e uma reunião de profissionais envolvidos para que seja feita essa análise dos riscos existentes." De acordo com a ViaMobilidade, o trem só partiu porque ambas as portas estavam fechadas e o sistema de sensores do vagão — que impede a movimentação do trem com portas abertas — não indicou falha. A concessionária também informou que vai intensificar campanhas para os passageiros respeitarem os alertas visuais e sonoros de fechamento das portas. O Metrô afirmou que tomará a mesma medida e se colocou à disposição das autoridades e da ViaMobilidade para discutir novas ações de segurança. Atualmente, 53 das 91 estações do Metrô de São Paulo contam com portas automáticas de plataforma, tecnologia adotada pela primeira vez no sistema da capital em 2010, na Linha 4-Amarela. O sistema foi desenvolvido originalmente na França há quase 30 anos para reduzir acidentes e interrupções causadas por passageiros na via. Segundo a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, o funcionamento seguro dessas portas depende da sincronização com a abertura e fechamento das portas do trem, exigindo alta precisão. Especialistas também apontam que as portas mais modernas possuem sensores que impedem o fechamento em caso de obstrução — o que não seria o caso dos modelos instalados nas Linhas 2-Verde e 5-Lilás. A investigação segue sob responsabilidade da Delegacia do Metropolitano. Passageiro do Metrô de SP morre após ficar preso entre porta de plataforma e vagão Portas automáticas instaladas na Linha 5-Lilás da ViaMobilidade. Divulgação/Viamobilidade Passageiro fica preso entre a porta do trem da Linha 5-Lilás do Metrô e a porta da plataforma da estação Campo Limpo Beatriz Backes/TV Globo LEIA TAMBÉM: Passageiro morre após ficar preso entre a porta do trem e a da plataforma da estação do metrô Campo Limpo, em SP Semanas antes de passageiro morrer, mulher tinha ficado presa entre porta e vagão em outra linha do Metrô de SP 'Todo mundo ficou desesperado e começou a chorar', diz passageiro sobre homem que morreu após ficar preso entre portas do metrô

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/05/06/apos-morte-de-passageiro-barreira-sera-instalada-para-tapar-espaco-entre-porta-e-trem-da-linha-5-lilas-especialista-aponta-erro-de-projeto.ghtml


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