Hipopótamo Ramon pode se despedir do Horto de São Vicente para viver no Zoológico de SP
10/05/2025
(Foto: Reprodução) Aos 21 anos, Ramon é uma das principais atrações do Horto Municipal de São Vicente, que está fechado desde 2020. Zoológico de SP manifestou interesse em recebê-lo. Hipopótamo Ramon deve ser transferido do Horto de São Vicente (SP) para a capital
Acervo A Tribuna
O hipopótamo Ramon, de 21 anos, cresceu no Parque Ecológico Voturuá, o Horto Municipal de São Vicente, no litoral de São Paulo. Após marcar a memória afetiva do morador da Baixada Santista por anos, o animal deve se despedir do local para ser transferido ao Zoológico de São Paulo no segundo semestre deste ano.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O parque está fechado desde 2020 por orientação da Defesa Civil devido aos riscos de deslizamento. Mesmo assim, uma equipe de biólogos e veterinários, formada por dez profissionais, se dedica exclusivamente ao trato dos animais, incluindo Ramon.
Recentemente, o hipopótamo chamou a atenção do zoológico da capital porque, no local, vive uma fêmea da mesma espécie. A intenção é que eles se aproximem e acasalem no futuro.
Quando será a transferência?
No início do ano, a prefeitura divulgou que o local passaria por reforma com o investimento de R$ 1,5 milhão. A intenção é transformar o Horto em um Parque Temático Infantil, com atividades para toda a família, trabalhos de educação ambiental, playground e espaços esportivos.
A previsão da prefeitura é de que, no segundo semestre do ano, o recinto na capital paulista esteja pronto para receber Ramon.
Em nota, o Zoológico de São Paulo informou ter entrado em contato com o Horto em 2023 para manifestar o interesse e declarar que está à disposição da Prefeitura de São Vicente para receber o hipopótamo.
Além de Ramon, a Secretaria de Turismo também solicitou ao Zoológico de São Paulo apoio na destinação dos demais animais que atualmente vivem no Horto.
Obras
Horto de São Vicente
Thais Rozo/TV Tribuna
Segundo a prefeitura, o recurso para a reforma do Parque Ecológico Voturuá foi obtido por meio de uma emenda parlamentar e um convênio com o Ministério do Turismo. O objetivo da reforma é garantir a reabertura do local para que o público possa aproveitar novamente o espaço.
As obras estão previstas para começar no segundo semestre deste ano, porém, ainda de acordo com a administração municipal, outros detalhes sobre o funcionamento do parque "serão definidos conforme o andamento das obras".
A reforma incluirá melhorias em uma área próxima à entrada do parque, com a instalação de um playground, piso acessível e nova iluminação, visando oferecer um ambiente mais seguro e agradável para os visitantes.
Relembre o deslizamento no Horto Municipal
Temporal em São Vicente causa deslizamento no Horto Municipal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos